No âmbito da celebração da Semana da Educação Artística da UNESCO, que decorreu entre 21 e 26 de maio, a Comissão Nacional da UNESCO organizou, em colaboração com as Redes UNESCO – escolas associadas, bibliotecas, cidades de aprendizagem e clubes, diversas conferências em diferentes locais do país:
24 de maio – Escola Artística Árvore aonde estivemos representados com o projeto “Thiana para além do arco íris” como exemplo de boas práticas da educação artística. MOSAICO com Agrupamento de Escolas de Abação em Guimarães.
Em 1999, no decorrer da 30ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, a UNESCO apelou para a promoção da Educação Artística nas escolas e assim vinculou a primeira posição oficial na promoção do papel interdisciplinar das artes como elemento fundamental na educação, especialmente no fortalecimento da promoção da diversidade cultural. Desde então, a 4ª semana de maio foi a altura escolhida para esta celebração.
A UNESCO reconhece deste modo a importância da criatividade e das artes, para o desenvolvimento sustentável das sociedades multiculturais e dos indivíduos.
É destacada a importância da educação artística de qualidade para todos e o reforço da cooperação entre as instituições e a sociedade civil – professores, artistas, investigadores, ONG´s, para o desenvolvimento de boas práticas e o fortalecimento do ensino artístico nas escolas.